Topografia RTKClique na imagem para ampliar

Topografia RTK

RTK é uma sigla de Real Time Kinematic, traduzido como Correção em Tempo Real.

Compartilhe:

Mais informações

Mais informações

TOPOGRAFIA COM APLICAÇÃO RTK

Pela facilidade de uso, atualmente muitos profissionais utilizam essa ferramenta sem saber ao certo como ele funciona.

RTK é uma sigla de Real Time Kinematic, traduzido como Correção em Tempo Real. E essa é uma das grandes vantagens dessa técnica: ter as coordenadas precisas em tempo real – em poucos segundos. Leia-se precisa, como um dado possível de ser usado para topografia, na casa dos centímetros.

Num sistema GNSS Pós-Processado (sem correção RTK), as coordenadas em campo possuem uma incerteza métrica, e é quando dizemos que o dado está “navegado”. Nesse caso, é preciso rastrear os pontos por alguns minutos (em alguns casos, até horas) e depois processar os dados em escritório, sem ter a certeza de obter um resultado satisfatório.

Mas se usando a técnica RTK, conseguimos obter dados de forma precisa, rápida e confiável, qual é o princípio dessa maravilha? De forma bem resumida, com um par de Receptores GNSS (de alta precisão, ou geodésicos) e com um par de rádios, os mesmos formam um link e “se conversam” em campo.

O receptor base, que fica estático em uma coordenada conhecida, envia correção do posicionamento via rádio para o receptor Móvel (ou Rover) que normalmente é instalado em um bastão e obtém a fixação da ambiguidade após uma série de algoritmos e cálculos, baseados no principio da triangulação/ trilateração.

Um grande problema encontrado nessa tecnologia é a acurácia. Em muitos equipamentos do mercado, ao coletar um ponto em situação adversa (mato fechada, prédios, dentre outras) ele mostra uma coordenada fixa e com precisão melhor que 0,05m, mas na realidade não está acurada. É como se estivesse deslocado alguns metros, e toda confiabilidade da tecnologia cai por terra.

A Leica Geosystems, fabricante suíça de tecnologias e geosistemas, possui uma tecnologia exclusiva para garantir sempre a acurácia: o SmartCheck. Podemos dizer, de forma sucinta, que é um algoritmo de cálculo que checa a posição/coordenada utilizando conjuntos de satélites, só dando fixação quando aprovado pelo algoritmo. Entrega 99,99% de confiabilidade.

Legalização de propriedades rurais e urbanas

Legalização de propriedades via administrativa. A3 topografia é especializada

Mais informações

Os arquitetos, engenheiros, topógrafos, agrimensores qualificados são profissionais essenciais nos processos de regularização de imóveis pois através da elaboração de plantas e memoriais descritivos atuam informando tanto os Cartórios, Prefeituras e Judiciário da real situação local e atual dos imóveis.

Pois bem. Sabemos que no Registro de Imóveis uma parcela significativa do seu acervo está irregular em relação a titularidade, pois muitas vezes quem figura como proprietário é pessoa diversa daquela que está na posse do bem, também paira aquela velha história do “comprou mas não registrou”(contrato de gaveta) que provoca questões sérias quando o titulo que deu origem ao negócio se perdeu ou não existe mais.

Além destas, existem aquelas que permeiam as medidas perimetrais dos imóveis, entre outras atualizações necessárias perante Órgãos Públicos ( Prefeitura, Incra, Ibama...) quando estão em desacordo.

Por vezes é possível a retificação do registro pela via administrativa(de oficio ou a requerimento da parte), o que é um incentivo para que se cuide do assunto o quanto antes sem postergar. A regularização via judicial (usucapião) é um direito porém todos sabemos que se trata de um alto custo e que leva tempo, engessando a economia e as relações.

Quais são os documentos necessários?

Documentos pessoais;

Planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no respectivo conselho de fiscalização profissional, e, se possível, pelos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes;

Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente;

Justo título ou quaisquer outros documentos que demonstrem e origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse, tais como pagamento dos impostos e das taxas que incidirem sobre o imóvel.

Topografia RTK