As Built de ObrasClique na imagem para ampliar

As Built de Obras

O QUE É AS BUILT?

As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Na área da arquitetura e engenharia a palavra As Built é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “As Built” para edificações.

Compartilhe:

Mais informações

Mais informações

O trabalho consiste no levantamento de todas as medidas existentes nas edificações, transformando as informações aferidas, em um desenho técnico que irá representar a atual situação de dados e trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, etc.

Desta forma, cria-se um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções.

Vamos fazer um “as built” do edifício.

Esse termo é muito utilizado na área de Engenharia de Construção Civil e Arquitetura.

Durante a obra, o projeto sofre alterações que vão sendo revisadas também, e principalmente, na planta.

Então, o documento começa na revisão zero e vai ganhando letras ou números cada vez que tem alterações.

A revisão As Built, que traduzido seria “Como Construído” indica que é a revisão final, ou seja, que o desenho está finalizado de acordo com o projeto. Com isso, ele não deve mais sofrer modificações.

Para que serve

Para atualizar as alterações que após alguns anos e de centenas de "obras individuais" é bastante comum aparecerem os resultados indesejáveis de tantas alterações que interferem radicalmente no projeto original e inclusive riscos sérios para a integridade total da estrutura.

Muitos são os casos conhecidos por desabamentos de estruturas, prédio, que poderiam ter sido evitados com a prática de elaboração e análise do "as Built" a cada passo da obra.

As duas expressões As Built, que traduzido seria “Como Construído” indica além do processo em andamento, também a revisão final, e que o desenho da edificação está finalizado de acordo com o projeto e suas modificações.

A partir do "as Built" o desenho-projeto não deve mais sofrer modificações. Caso alguma implementação seja feita no futuro, essas alterações devem ser referenciadas em novas folhas, como se fosse uma nova versão.

Essa versão final é a que deve ser averbada nos órgãos de registro com as devidas notas de responsabilidade técnica ART.

Normas técnicas

No Brasil uma norma para elaboração desse procedimento As Built é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “As Built” para edificações, que está direcionado principalmente para as áreas de Engenharia e construções - Arquitetura, mas os conceitos básicos se aplicam a muitas outras áreas com as devida adaptações da norma.

Como é feito

Durante a execução do projeto deve ser feito um levantamento de todas as medidas existentes nas edificações, e lançar todas as informações métricas e observações em um desenho técnico que irá representar a atual situação de dados e trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, etc.

Embora a atenção maior seja sempre dada ao "as Built" final é necessário que todas as revisões dele estejam presentes para que o histórico geral da execução se traduza numa compreensão clara do porquê da mudanças aplicadas, evitando assim a reversão de aplicações que podem ser causas de erros futuros.

É muito importante que todas as alterações sejam documentadas e arquivadas junto para que o histórico possa ser rastreado em caso de projetos futuros.

Todo projeto de construção civil é composto de diversos desenhos que, ao final são guardados em pastas que formam os registros e a radiografia daquela obra e isso só é possível quando todos os documentos receberam a revisão As Built. Isso se aplica aos desenhos e toda a lista de materiais e fornecedores de uma obra.

Sempre que forem detectados recalls de algum material estrutural ou equipamento básico de uma estrutura, é no "as Built" que devemos procurar as referencias de verificação para as devidas providências.

Caso uma obra não tenha um "as built", ele pode ser elaborado a partir de um levantamento métrico detalhado de forma manual ou usando sistemas de escaneamento laser LIDAR para as partes visíveis. e sondagem de ultrassom para tubos incrustados em concreto e paredes.

As Built de Obras