Topografia por Vant Drones

Novo

Drones E VANT’S fazem a topografia de obras em minutos, o que antes levava dias.

Mais detalhes


Mais informações

O equipamento faz em minutos o que antes só era possível ser feito em muitos dias por equipes de topógrafos no terreno. Ao ser lançado de um ponto fixo, registra informações e dependendo do modelo, pode enviar em tempo real ou mesmo armazenar para posterior utilização.

 Durante mapeamentos o VANT chega a capturar imagens a cada um ou dois segundos. Isso gera muita informação no registro.

 Por essa razão as imagens são armazenadas no dispositivo e baixadas no computador, pois são geradas informações para mapeamentos posteriores. “Mas quando são necessários vídeos em tempo real, o equipamento sobe e é monitorado para sobrevoar pontos específicos”.

 ALCANCE E CAPACIDADE DO VANT

  “Podem ser lançados de qualquer lugar e há modelos com alcance que varia de três a quatro quilômetros. Eles levantam informações de até 100 hectares em 30 ou 40 minutos”

 Além de câmeras fotográficas e de vídeo em alta resolução, os VANTs utilizam outros sensores de captação de informação, como por exemplo, um sensor termal utilizado para inspeção de equipamentos e estruturas.

 Caso o operador detecte pontos com excesso de calor, ele toma uma ação corretiva para sanar algum possível defeito da estrutura ou do equipamento utilizado.

A DIFERENÇA ENTRE VANT E DRONE

Existe certa confusão entre os termos VANT e Drone. No entanto, eles possuem uma diferença fundamental.

No geral, os Drones são objetos voadores pequenos, que possuem hélices e podem ser controlados remotamente. Eles variam em modelo, tipo de funcionamento e modalidades de voo.

Os Drones foram projetados, sobretudo, para o lazer, para a diversão, seja para tirar fotos pessoais ou seja para serem utilizados como um hobby. Eles entram na categoria de aeromodelos.

Já o Veículo Aéreo não Tripulado (VANT) também é um veículo voador, similar ao Drone (em estrutura), que pode ser controlado remotamente ou ter suas funções executadas de forma automática. Entretanto, o propósito deste equipamento diferencia-se, diferentemente do Drone, o VANT foi projetado para o uso profissional, para fins de pesquisa ou levantamento de dados.

Outra diferença é que o VANT necessariamente possui uma carga útil embarcada, como por exemplo, uma câmera de filmagem, um compartimento para transporte, entre outros. Isso faz com que o VANT seja utilizado em diversas atividades empresariais e profissionais.

O USO PROFISSIONAL DO VANT

Os Veículos Aéreos não Tripulados estão sendo cada vez mais utilizados para diversas finalidades dentro do ambiente profissional. Existem, por exemplo, algumas empresas que estão começando a utilizar o VANT para realizar entregas de seus produtos.

No Brasil, o VANT é muito utilizado para vigilância, como, por exemplo, para a proteção de fronteiras ou para o mapeamento do desmatamento da Floresta Amazônica.

Outra aplicação comum no uso do VANT é para as atividades agrícolas, fazendo o acompanhamento de safra e até mesmo o controle de pragas.

Os VANTs também podem ser utilizados para realizar inspeções (exs.: pontes e linhas de transmissão de energia), levantamentos planialtimétricos, acompanhamento de obras, manejo florestal, monitoramento de reservatórios d’água ou áreas específicas, captar imagens aéreas, em pesquisas científicas, e até mesmo para operações policiais, entre outras finalidades.