Levantamento Topografico

Novo

Levantamento topográfico ou topometria

O levantamento topográfico deve representar as características da superfície de um terreno bem como as dimensões dos lotes fornecendo dados confiáveis para que, depois de interpretados e manipulados, possam contribuir nos projetos arquitetônico e de implantação. 

Mais detalhes


Mais informações

LEVANTAMENTO TOPOGRAFICO

  É o estudo do terreno, visando verificar as divisas do terreno, suas as dimensões e desníveis. O levantamento topográfico é  dividido em três etapas:

 PLANIMÉTRICO -  é o levantamento topográfico, propriamente dito; apresenta o estudo planialtimétrico e altimétrico do terreno.

ALTIMÉTRICO  - abrange as curvas de nível e alturas do terreno.

PLANIALTIMÉTRICO  -  abrange somente as divisas e os ângulos.

CURVAS DE NÍVEL - São linhas curvas que indicam as alturas e a inclinação do terreno. As curvas de níveis devem ser representadas metro a metro em um levantamento topográfico. Estas curvas são definidas de acordo com a sinuosidade do terreno: quanto mais próximas indicam que o terreno possui inclinação, quando são mais espaçadas, indicam que o terreno é pouco inclinado ou até mesmo plano.

levantamento topográfico fornece informações precisas e completas sobre a área do imóvel, que são essenciais para o desenvolvimento assertivo do projeto.

O levantamento determina as dimensões, desníveis, acidentes geográficos, interferências, construções preexistentes, relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, tudo isso representado em uma planta.

Um levantamento topográfico refere-se a um conjunto de métodos e processos onde, seja por meio de medições topográficas (ângulos horizontais, verticais, distâncias horizontais ou inclinadas e diferença de nível) ou por meio do uso de receptores GNSS, realiza-se medições sobre a superfície terrestre com a finalidade de representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana.

Além de ser essencial para evitar falhas no projeto e na implantação, o levantamento topográfico acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é também um dos documentos exigidos pela prefeitura para a aprovação do projeto.

PLANIMÉTRICO X PLANIALTIMÉTRICO

Existem vários tipos de levantamento topográfico, os mais comuns são o levantamento planimétrico, quando a projeção do terreno é feita em duas dimensões, representando comprimentos e larguras; e o levantamento planialtimétrico, quando são consideradas também as alturas e altitudes do terreno, resultando em planta em três dimensões.

QUEM PODE FAZER O LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO?

O engenheiro agrimensor registrado no Crea e o topógrafo, são aptos a prestar este serviço.

QUANTO CUSTA?

O orçamento e o pagamento podem ser feitos por área, por dia ou por preço global, levando em consideração todas as etapas da construção.

Antes do orçamento, é preciso saber de que tipo de levantamento você vai precisar, quais especificações devem ser detalhadas e o nível de precisão dos dados.