Topografia RTK

Novo

RTK é uma sigla de Real Time Kinematic, traduzido como Correção em Tempo Real. 

Mais detalhes


Mais informações

TOPOGRAFIA COM APLICAÇÃO  RTK

Pela facilidade de uso, atualmente muitos profissionais utilizam essa ferramenta sem saber ao certo como ele funciona.

RTK é uma sigla de Real Time Kinematic, traduzido como Correção em Tempo Real. E essa é uma das grandes vantagens dessa técnica: ter as coordenadas precisas em tempo real – em poucos segundos. Leia-se precisa, como um dado possível de ser usado para topografia, na casa dos centímetros.

Num sistema GNSS Pós-Processado (sem correção RTK), as coordenadas em campo possuem uma incerteza métrica, e é quando dizemos que o dado está “navegado”. Nesse caso, é preciso rastrear os pontos por alguns minutos (em alguns casos, até horas) e depois processar os dados em escritório, sem ter a certeza de obter um resultado satisfatório.

Mas se usando a técnica RTK, conseguimos obter dados de forma precisa, rápida e confiável, qual é o princípio dessa maravilha? De forma bem resumida, com um par de Receptores GNSS (de alta precisão, ou geodésicos) e com um par de rádios, os mesmos formam um link e “se conversam” em campo.

O receptor base, que fica estático em uma coordenada conhecida, envia correção do posicionamento via rádio para o receptor Móvel (ou Rover) que normalmente é instalado em um bastão e obtém a fixação da ambiguidade após uma série de algoritmos e cálculos, baseados no principio da triangulação/ trilateração.

Um grande problema encontrado nessa tecnologia é a acurácia. Em muitos equipamentos do mercado, ao coletar um ponto em situação adversa (mato fechada, prédios, dentre outras) ele mostra uma coordenada fixa e com precisão melhor que 0,05m, mas na realidade não está acurada. É como se estivesse deslocado alguns metros, e toda confiabilidade da tecnologia cai por terra.

A Leica Geosystems, fabricante suíça de tecnologias e geosistemas, possui uma tecnologia exclusiva para garantir sempre a acurácia: o SmartCheck. Podemos dizer, de forma sucinta, que é um algoritmo de cálculo que checa a posição/coordenada utilizando conjuntos de satélites, só dando fixação quando aprovado pelo algoritmo. Entrega 99,99% de confiabilidade.